CastroCola_1

Castro da Cola

Depois, continue para o Castro da Cola. O acesso é bom, pois faz-se pela estrada que é utilizada para as romarias populares ao vizinho Santuário de Nossa Senhora da Cola e que se encontra, quase sempre, em estado razoável.

Como era de esperar, o castro fica no topo de uma colina, de onde se tem uma óptima vista sobre as redondezas, nomeadamente sobre o Rio Mira, que corre a apenas algumas centenas de metros. O povoado fortificado foi ocupado desde a Pré-História até ao séc. XIII, mas a maioria das estruturas datam, segundo alguns historiadores, da época islâmica. Ainda são perfeitamente visíveis a muralha principal, um estábulo, um forno, a cisterna e diversas habitações e arruamentos. Próximo do castro, na base da colina e junto à ermida do Santuário, fica o Centro de Interpretação, onde poderá obter diversas informações sobre o local (e restantes sítios pertencentes ao circuito).

Local: Centro de Acolhimento e Interpretação do
Castro da Cola.
Contacto: 286 51 62 59.
Horário do Centro Interpretativo: terça a domingo, das 10.00 h às 12.30 h e das 14.30 h às 17.00 h. Encerra à segunda e nos feriados de 1 de Janeiro, Sexta-Feira Santa, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de
Dezembro.
Preço: visita gratuita.

Comentários

Comentários