Castelo Rodrigo

Antes de sair de Figueira, não deixe de prestar atenção ao bonito artesanato de latoaria. No Largo do Município, também poderá visitar a Adega Cooperativa de Castelo Rodrigo (contacto: 271 31 21 61) e adquirir alguns vinhos desta região. Depois, faça um pequeno desvio, para visitar Castelo Rodrigo, que fica a apenas 3 quilómetros.

• Esta aldeia histórica fica situada numa colina, a cerca de 800 metros de altitude. Aí vivem pouco mais de 200 pessoas, em 80 habitações distribuídas por ruelas estreitas e íngremes. Ainda são visíveis extensos panos de muralhas, com três portas: Porta do Sol, Porta da Alverca e Porta da Traição. Só uma torre está intacta, pois a fúria da população, por ocasião das lutas para a Restauração da Independência, fez alguns estragos.

• Experimente fazer um longo passeio pelas ruas da aldeia, prestando atenção aos inúmeros e interessantes pormenores arquitectónicos. Visite as ruínas do Palácio de Cristóvão Moura e aprecie a paisagem em redor. Próximo, na Torre do Relógio, existe um curioso relógio, movido com pesos. Se tiver oportunidade de passar por aqui entre Fevereiro e Março, terá o prazer de observar uma paisagem repleta de amendoeiras floridas que, nesta região, são plantadas em muito maior quantidade do que no Algarve.

Comentários

Comentários