castelo de vide praça dom pedro V alentejo portugal entrada

Castelo e Burgo Medieval

Continue agora pela Rua da Fonte em direcção ao castelo, que está bem assinalado ao longo do caminho. Já dentro da muralha, suba à torre de menagem, a partir da qual, através de grandes janelas, conseguirá apreciar uma bela perspectiva da vila, da Ermida da Senhora da Penha e mesmo de Marvão.

• Depois de descer a torre, entre no antigo burgo medieval pela Porta da Vila. Seguindo pela Rua Direita do Castelo, é de salientar o bom estado de conservação em que se encontram as casas, com as suas portas ogivais, algumas brasonadas, a limpeza das ruas (algo tão pouco comum no nosso país que acaba por saltar à vista…) e o silêncio, apenas perturbado pelo piar das aves. Virando à esquerda, encontrará a Igreja de Nossa Senhora da Alegria, que poderá visitar para admirar os azulejos policromáticos do séc. XVII que revestem o seu interior.

• Com o tempo, o burgo tornou-se pequeno demais e a povoação acabou por se expandir para fora das muralhas, pela colina oposta à da judiaria, que se estende para leste até ao Forte de São Roque. Poderá visitar este monumento e a Igreja de São Roque, que se encontra no interior. No entanto, aconselhamos primeiro uma pausa, no centro da cidade, numa das esplanadas dos cafés que povoam a Rua Bartolomeu Álvares da Santa e a Rua de Olivença. Isto porque, tal como as ruas da judiaria, as que levam ao forte são bastante íngremes, o que pode tornar a subida algo penosa, sobretudo em dias muito quentes. Mesmo assim, poderá sempre parar a meio do caminho para descansar.

Comentários

Comentários