IMG_2023

Castelo dos Templários e Convento de Cristo

Pegue no carro e siga as indicações de Castelo e Convento de Cristo. Entretanto, aproveite e faça um pequeno desvio para visitar, já na subida, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, à direita. Aí, além da pequena basílica de traça renascentista, encontrará também um bom miradouro, que lhe permitirá desfrutar de uma óptima panorâmica da cidade. A capela é da autoria de Francisco de Holanda, um dos arquitectos preferidos da corte de D. João III.

O Castelo dos Templários e o Convento de Cristo são monumentos de referência em Tomar. O convento foi construído, e depois sucessivamente ampliado, a partir do Castelo dos Templários. É costume dizer-se que todo o edifício, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, é um autêntico manual de história da arquitectura, devido às muitas alterações de que foi alvo, desde a sua construção no século XII. Pormenores góticos e manuelinos, elementos renascentistas e influências bizantinas são, neste monumento, harmoniosamente conjugados. De entre os vários elementos que o compõem, destacam-se o portal da igreja, a Charola e a Janela do Capítulo, autêntica obra-prima do estilo manuelino. A visita dura cerca de 2 horas.

Local: Convento de Cristo.
Contacto: 249 31 34 81.
Horário: Inverno, das 09.00 h às 17.00 h; Verão, das 09.00 h às 18.00 h. Encerra a 1 de Janeiro, Sexta-feira Santa, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro.

Comentários

Comentários