66059840

Casa-Museu Cristóvão Colombo

Por trás da igreja, fica a Casa-Museu de Cristóvão Colombo, em que se pensa que o navegador terá vivido com a sua mulher Isabel Moniz Perestrelo, filha de Bartolomeu Perestrelo, primeiro donatário da ilha. Aqui encontrará exposta uma miscelânia de mobiliário e utensílios, tentando recriar o ambiente da época. Estão também expostas reproduções de mapas e cartas marítimas antigas da América e da Madeira, assim como retratos do célebre genovês e modelos de caravelas.

Local: Rua Cristóvão Colombo.
Contacto: 291 98 34 05.
Horário: de terça a sexta, das 10.00 h às 18.00 h; sábado e domingo, das 10.00 h às 13.00 h; encerra à segunda e dias feriados.
Preço: gratuito.

• Descendo pela Avenida Infante D. Henrique, encontrará um busto de Colombo junto a um bonito fontanário, talhado em pedra. Ao lado, há um pequeno parque infantil, que constituirá um inevitável ponto de interesse para as crianças. Mais abaixo, à entrada do romântico cais antigo, existe um quiosque instalado num moinho típico da ilha, que vende lembranças diversas.

• Inicie o percurso, saindo da cidade em direcção a Portela, onde um óptimo miradouro permite vislumbrar todo o areal da costa sul da ilha. Continuando a contornar o Pico do Facho pela Serra de Fora, encontrará um cruzamento à direita que conduz a uma praiazinha de calhau, chamada Calhau da Serra de Fora. Poderá estacionar aí e fazer um pequeno percurso a pé, rodeando o sopé dos picos do Maçarico e de Baixo. Chegado à praia, existe um caminho à beira-mar que leva à marina, passando por um túnel escavado na rocha. Aí, deverá seguir para norte, utilizando uma das veredas existentes, até atingir a estrada que segue novamente até ao cruzamento onde o carro está estacionado. É um percurso muito fácil e que demora cerca de uma hora a fazer, se for com calma.

• Continuando o caminho em direcção ao Pico da Cabrita, encontrará, um pouco antes de o atingir, uma vereda que permite fazer um passeio até à Terra Chã, passando pelo Pico Branco. Ao fundo, aparecem quase alinhados o ilhéu das Cenouras, a Baixa do Meio e o Ilhéu de Fora. O regresso faz-se pelo mesmo caminho, num total de cerca de hora e meia de caminhada.

Comentários

Comentários