78419282

Carroqueiro

Siga agora para Monsanto, passando por Medelim e Carroqueiro. À saída desta povoação, procure a indicação Ermida de São Pedro de Vir-a-Corça. Siga nessa direcção, mas vá com atenção, porque, um pouco adiante, existe uma bela nora antiga, bem conservada. Depois, a estrada levá-lo-á a uma igreja inserida num cenário de penedos arredondados, onde crescem frondosos sobreiros que envolvem tudo num ambiente pleno de frescura. Atrás do templo, numa zona onde também não faltam sombras, encontrará alguns bancos de pedra que convidam a alguns minutos de descanso.

• A Igreja românica de São Pedro, onde se destaca, na fachada, uma pequena rosácea, ergue-se diante da Gruta de Santo Amador. Segundo a lenda, um eremita ter-se-á visto, a certa altura, com uma criança de tenra idade nos braços, sem saber como havia de alimentá-la. Então, teria aparecido uma corça, que amamentava a criança duas vezes por dia, até esta ser crescida. A lenda lança alguma luz sobre o estranho nome do lugar.

• Junto a duas enormes pedras que balizam a estrada quando se chega ao logradouro da igreja, encontrará um carreiro que o levará, encosta acima, até à aldeia de Monsanto. É um trilho pedestre bastante fácil, embora por vezes íngreme, que se faz calmamente em cerca de 2 horas. Leve água, algum alimento e os olhos bem abertos, para apreciar a inesquecível paisagem.

Comentários

Comentários