carrasqueira

Carrasqueira

Pegue no carro e saia da cidade pela ponte de ferro sobre o Sado. Depois da rotunda, vire à direita quando surgirem as indicações Comporta e Tróia (EN 253). A estrada atravessa uma paisagem agradável, constituída principalmente por matas de pinheiros mansos e sobreiros. Existem óptimos retiros, sombreados pelas copas fartas dos pinheiros, onde se pode descansar um pouco ou tomar uma refeição ligeira.

• Se estiver mais interessado em almoçar “de faca e garfo” num local original, volte à direita quando vir a indicação Cachoupos e visite o restaurante A Escola, instalado no edifício de uma antiga escola primária oficial. Enquanto esperam pela comida, as crianças podem abrir o apetite no parque infantil anexo, recheado de equipamentos diversos.

• Continuando o caminho, vire à direita, quando surgir a indicação Carrasqueira. Trata-se de uma pequena aldeia piscatória que termina num interessante porto palafítico em pleno sapal. Como poderá verificar, as estruturas de apoio estão concebidas de forma a manterem-se sempre operacionais, seja qual for a amplitude da maré.

Mas as atracções da aldeia não se ficam por aqui. Atente, por exemplo, nas casas típicas, com paredes feitas de caniço e telhados de bracejo, uma espécie de mato que cresce no sapal. Junto a algumas habitações, ainda poderá ver o peixe salgado a secar ao sol.

Comentários

Comentários