Carrapateira on the Algarve

Carrapateira

Continue na mesma estrada, em direcção à Carrapateira, através de uma paisagem de barrocal que, de repente, dá lugar a um pinhal, anunciando a proximidade da costa.

• Logo no início da povoação, vire à direita e siga em direcção ao mar. Existe um caminho, sempre junto às falésias, que lhe permite contornar o pontal e seguir até à Praia do Amado. Mas, de preferência, deixe o carro na Carrapateira e faça este circuito, de cerca de 5 quilómetros, a pé ou de bicicleta. A estrada de terra batida é boa e quase toda plana.

• Trata-se de um percurso muito agradável, que lhe permitirá ver paisagens fantásticas de altas escarpas abruptas e angras de calhau, onde muitas vezes só se tem acesso pelo mar, em dias bons. Na beira da falésia e sobre as dunas, aprecie a flora variada que se desenvolve nesta fronteira entre a terra e o domínio marinho. Mas evite pisar a vegetação e tenha cuidado com a borda da falésia, porque as rochas são muito quebradiças. Sobretudo, preste muita atenção às crianças!

• Na Carrapateira propriamente dita, não deixe de subir à fortaleza, quanto mais não seja para apreciar a paisagem. Se quiser visitar a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, com a sua pia baptismal manuelina, terá de pedir a chave à Sra. Luísa, que mora próximo.

Comentários

Comentários