camara de lobos and funchal 3

Câmara de Lobos

À saída do Funchal, tome a direcção de Câmara de Lobos, seguindo sempre pela estrada que acompanha a costa. Pelo caminho, não deixe de reparar nas encostas repletas de plantações de bananeiras. Antes da descida para a povoação, existe um miradouro à esquerda – o Pico da Torre – de onde poderá apreciar uma excelente panorâmica até ao Cabo Girão.

• Logo à entrada da cidade, encontrará uma rotunda com um grande coreto ao centro e, sobranceiro ao porto, um óptimo jardim-miradouro. Se aprecia o contacto com as gentes das regiões por onde passa, aproveite, pois é aqui que costumam concentrar-se antigos pescadores, contando histórias bastante interessantes sobre a pesca do espadarte.

• O cronista Gaspar Frutuoso relata que, no ano de 1419, quando Zarco e os companheiros chegaram a esta baía, encontraram-na repleta de lobos-marinhos – daí o nome que chegou aos nossos dias. Escusado será dizer que a tripulação iniciou, nesse preciso momento, a chacina dos simpáticos mamíferos. Actualmente, apenas podem ser avistados, mas muito raramente, na Reserva Natural das Ilhas Desertas. Mais simpática parece ser a memória dos agradáveis dias que Sir Winston Churchill passou nesta pequena cidade, passando para a tela o pitoresco porto de pesca.

Comentários

Comentários