44548562

Cabeço Gordo

Continuando pela estrada na direcção dos Capelinhos e Capelo, encontrará, alguns quilómetros adiante, uma grande tabuleta indicando Caldeira à direita. Ignore esta indicação e continue em frente, até aparecer um pequeno fontanário do lado direito da estrada. Vire então à direita, para uma estradinha que surge a apenas alguns metros do fontanário, e siga sempre em frente, na direcção de Cabeço Gordo. A via, em bom estado, está bordejada de sebes contínuas de hortênsias, com mais de 2 metros de altura.

• Ao longo da subida, as árvores começam a rarear. Depois, desaparecem as hortênsias, até a paisagem ser dominada por musgo e ervas rasteiras, que servem de pasto ao gado bovino. Se o tempo estiver descoberto, irá certamente reparar na enorme cratera que se abre do lado esquerdo da estrada. A Caldeira do Faial tem cerca de 2 quilómetros de diâmetro e 400 metros de profundidade, com um pequeno cone secundário no interior. Pelas encostas e no fundo da cratera estende-se um manto vegetal, composto, em grande parte, por flora primitiva da ilha.

• Continuando sempre pelo mesmo caminho, chegará ao topo da maior elevação da ilha, o Cabeço Gordo, com 1 043 metros de altitude. Passando o inevitável emaranhado de antenas de telecomunicações, poderá estacionar num logradouro, de onde se consegue apreciar bem a cratera.

• Se é um adepto dos passeios a pé, poderá, a partir deste ponto, encetar uma caminhada por um trilho pedestre que circunda toda a cratera, proporcionando panoramas fabulosos desta lindíssima reserva natural. O percurso demora cerca de 4 horas a completar e apresenta pouca dificuldade. No entanto, se for acompanhado de crianças, é necessário manter-se bem atento, sobretudo nos locais em que a encosta é mais inclinada.

Comentários

Comentários