141

Safari fotográfico em Vale Feitoso

A partir das Termas de Monfortinho, existe a possibilidade de fazer um “safari fotográfico” em duas enormes herdades da região, com um total de cerca de 8 000 hectares. A Monfortur, uma empresa turística, conseguiu criar, nas herdades de Vale Feitoso e Popa (esta última situada em pleno Tejo Internacional), um local simultaneamente destinado à caça e à observação de diversos animais. Assim, se quiser ver veados, gamos, muflões (uma espécie de carneiros monteses), javalis ou raposas em plena liberdade, poderá inscrever-se num dos safaris, na recepção dos hotéis Astória ou Fonte Santa, ou directamente por telefone. A visita é feita em veículos todo-o-terreno e dura várias horas. Além da caça maior, é ainda possível observar perdizes, saca-rabos e diversas aves de rapina. Existe também uma colónia permanente de abutres.

Além dos animais, encontrará nestas herdades belas paisagens, desde zonas rochosas até vales muito arborizados, planícies cerealíferas e as imponentes arribas do Tejo Internacional, onde nidificam diversas espécies de aves protegidas.

Contacto: 277 43 04 30 (para marcação de safaris).
Horário: saídas às 06.30 h e às 17.00 h ou 17.30 h (respectivamente com e sem merenda).

castello_branco2

Em Castelo Branco

Comece bem a manhã, aproveitando o ar fresco para fazer uma visita ao Jardim do Paço Episcopal, considerado por muitos um dos mais belos do país.

paco1

Museu Francisco Tavares Proença Júnior

Saindo deste segundo jardim, vire à direita. Chegará a um largo, onde fica o interessante Museu Francisco Tavares Proença Júnior. Instalado no antigo Paço Episcopal, foi inaugurado em 1910, graças à colecção particular do arqueólogo que lhe dá o nome. Possui excelentes colecções de arte sacra e de pintura moderna, bem como um núcleo arqueológico. Também os bordados regionais ocupam um lugar de destaque, numa exposição bastante completa de colchas antigas de Castelo Branco. Na Oficina-Escola de Bordados Regionais, poderá assistir ao delicado processo de fabrico desses bordados, saídos das mãos hábeis de um grupo de experientes bordadeiras.

Local: Largo da Misericórdia (Paço Episcopal).
Contacto: 272 34 42 77.
Horário: das 09.30 h às 12.30 h e das 14.00 h às 17.30 h (ao fim-de-semana, a abertura é às 10.00 h).

• Siga agora para a zona histórica, passando pelo cruzeiro quinhentista, no Largo de São João, aproveitando, eventualmente, para visitar a imponente Sé Catedral e a Torre do Relógio. Procure as indicações Castelo e Miradouro de São Gens. Chegado às ruínas, estacione no largo e entre pelo portão de ferro, à esquerda. Descendo uma escadaria ladeada por ciprestes altos, encontrará o miradouro, de onde terá uma boa perspectiva da cidade. Infelizmente, este espaço está algo estragado e sujo, não convidando, por isso, à utilização do equipamento ali existente. Se quiser ter uma vista ainda mais desimpedida da cidade e arredores, suba a um dos torreões do antigo castelo.

• Existe um percurso pedestre, a partir deste miradouro, que permite ir até ao centro da cidade. Basta descer a escadaria, até ao largo, e continuar sempre pelas ruas que descem. Esse percurso faz-se, facilmente, em cerca de meia hora. O trajecto inverso leva quase o dobro do tempo, se for feito sem pressas.

• Perto do castelo, um pouco abaixo da Igreja de Santa Maria, existe um pequeno jardim, com alguns bancos e agradáveis sombras. Daí, tem-se uma óptima vista sobre as planícies a oeste da cidade. Ao fundo, vislumbram-se as águas cristalinas da Piscina Municipal, uma alternativa a ter em conta durante os meses de Verão. Possui uma piscina para crianças, outra normal para adultos e outra ainda, mais profunda, com pranchas de saltos. Também inclui um restaurante, com vista panorâmica.

resize-of-resize-of-dsc_02372

Alcains

Saia de Castelo Branco para norte, em direcção a Alcains, uma vila com grandes tradições no trabalho da pedra, como está bem patente na estátua, em homenagem aos canteiros, que se encontra na rua principal. Repare também na curiosa fonte romana de quatro arcos, no final da Avenida 25 de Abril, e suba, depois, pela Rua do Espírito Santo, onde poderá apreciar a Capela do Espírito Santo, o templo mais antigo de Alcains. Neste templo quinhentista, destacam-se o púlpito exterior e a cruz da Ordem de Cristo, que se encontra na fachada. Ao lado, ergue-se o pelourinho, no largo que fica em frente ao Museu do Canteiro.

154302512_6e8f3ec138

Percurso em Castelo Branco

Este percurso tem como ponto de partida e chegada a cidade de Castelo Branco, onde, como é costume dizer-se, a grande dificuldade reside na escolha dos locais a visitar. Depois, ao longo do trajecto, damos-lhe a conhecer algumas localidades curiosas, como Alcains, vila dos canteiros, ou a pitoresca aldeia de Monsanto, encaixada entre enormes penedos. Para os amantes da natureza, também existem vários pontos de observação da nossa fauna e flora (na zona do Teyo Internacional, por exemplo).