resize-of-resize-of-dsc_02372

Alcains

Saia de Castelo Branco para norte, em direcção a Alcains, uma vila com grandes tradições no trabalho da pedra, como está bem patente na estátua, em homenagem aos canteiros, que se encontra na rua principal. Repare também na curiosa fonte romana de quatro arcos, no final da Avenida 25 de Abril, e suba, depois, pela Rua do Espírito Santo, onde poderá apreciar a Capela do Espírito Santo, o templo mais antigo de Alcains. Neste templo quinhentista, destacam-se o púlpito exterior e a cruz da Ordem de Cristo, que se encontra na fachada. Ao lado, ergue-se o pelourinho, no largo que fica em frente ao Museu do Canteiro.

154302512_6e8f3ec138

Percurso em Castelo Branco

Este percurso tem como ponto de partida e chegada a cidade de Castelo Branco, onde, como é costume dizer-se, a grande dificuldade reside na escolha dos locais a visitar. Depois, ao longo do trajecto, damos-lhe a conhecer algumas localidades curiosas, como Alcains, vila dos canteiros, ou a pitoresca aldeia de Monsanto, encaixada entre enormes penedos. Para os amantes da natureza, também existem vários pontos de observação da nossa fauna e flora (na zona do Teyo Internacional, por exemplo).

13799098_2MJZq

Barragem Marechal Carmona ou de Idanha

A seguir, dirija-se à Barragem Marechal Carmona, que fica no caminho para Alcafozes. Chegando à última rotunda, antes de descer para a barragem, tanto poderá seguir em frente como virar para a direita. No primeiro caso, seguirá por uma estrada estreita, de sentido único, que passa pelo paredão da barragem e volta à zona da rotunda. No segundo, que é o percurso que aconselhamos, deve seguir sempre em frente, até avistar a entrada de um parque de campismo. Depois, vire à esquerda, na direcção da barragem. O acesso é fácil para qualquer viatura. Desse lado da barragem, o chão é menos acidentado e a água é, de forma geral, menos profunda do que junto ao paredão. Também há mais espaço e é possível ir com o carro até muito perto da água, o que tem algumas vantagens. Existem muitos recantos agradáveis à escolha e, inclusive, uma pequena península, com muitas árvores. O local é excelente para as brincadeiras das crianças e para passeios a pé ou de bicicleta. E, se gosta de pescar, não se esqueça de levar o equipamento necessário.