85_big

Barragem do Arroio

Quando estiver em condições de voltar a conduzir, continue o caminho em direcção a Freixo de Espada à Cinta. Passará por um extenso esteval que, associado ao ligeiro relevo da paisagem e solo xistoso, se assemelha muito ao barrocal algarvio. Aproveite e inspire o aroma agradável das estevas, que são um arbusto muito comum no nosso país.

• Em Ligares, vire à direita para a Barragem do Arroio, que fica a cerca de 2 quilómetros de distância. A estrada é má, mas, com calma, pode fazer-se com qualquer automóvel. A barragem é pequena e tem indicação de que é proibido pescar e nadar, mas, pelos vistos, esta restrição não é levada muito a sério, pelo menos pela população local. De qualquer modo, o sítio é muito sossegado, bastante bonito, e apetece dar um passeio pelas margens ou fazer um agradável piquenique.

• Regressando a Ligares, continue na EN 325, em direcção a Freixo de Espada à Cinta. Junto à estrada, encontrará muitas amendoeiras, que, durante a Primavera, se vestem de bonitas flores brancas. Pelos montes, existem bastantes colmeias, aí colocadas, certamente, não só para a produção de mel, mas também para assegurar uma polinização mais eficiente das amendoeiras e outras culturas.

Comentários

Comentários