60755715

Barragem de Campilhas

Regresse ao IC4, virando à esquerda em direcção ao Cercal e a Odemira. Logo à entrada do Cercal, do lado esquerdo da estrada, passará por uma loja que vende praticamente tudo o que se produz na região em termos de artesanato: artigos de cortiça, badalos, peles, etc. No centro, existe um jardim simpático, com muita sombra e um pequeno parque infantil, que pode constituir uma boa opção para parar um pouco. Aproveite também para visitar a bonita igreja local.

• Siga a indicação Alvalade e depois Bicos, para a esquerda. Volte novamente à esquerda quando vira indicação Barragem. Depois de passar duas vezes sobre o largo canal de irrigação, chegará à Barragem de Campilhas. Atravesse o paredão e vire logo à esquerda, seguindo sempre junto à água, até encontrar um bom local para parar. Existem espaços para as crianças brincarem em segurança e a sombra agradável dos sobreiros nas margens convida a ficar, mesmo em dias mais quentes.

• Retroceda pelo mesmo caminho, mas vire na primeira à esquerda, depois de atravessar o paredão. O caminho leva à central e, do outro lado do canal de irrigação, existem duas mesas com bancos, sob um bosque cerrado de cedros. O acesso faz-se por uma pequena ponte sobre o canal de irrigação. Embora não seja uma paisagem grandiosa, é um local recolhido, com uma beleza muito própria, ideal para quem aprecie tomar uma refeição ouvindo apenas o chilrear dos pássaros.

Comentários

Comentários