16175947

Barragem da Bravura

Saia de Lagos em direcção a Aljezur, o que seria uma manobra perfeitamente vulgar se não fosse necessário contornar uma rotunda à saída da cidade e depois voltar para trás uns 500 metros, para encontrar então a estrada certa e a sinalização necessária. A cerca de 7 quilómetros de Lagos, vire à direita na direcção de Sabrosa e, 3 quilómetros depois, vire à esquerda para a Barragem da Bravura.

• Pelo caminho encontrará uma paisagem essencialmente de barrocal, marcada, aqui e ali, por plantações novas de pinheiros. Se passar por esta estrada no Verão, talvez não seja preciso recomendar-lhe que abra as janelas do carro, mas não se esqueça de apreciar o agradável aroma das estevas, que crescem mesmo até à beira da estrada! Este aroma intenso provém de uma espécie de resina, que lhes humedece a superfície das folhas e é altamente inflamável.

• A certa altura, poderá descortinar, do lado esquerdo da estrada, o espelho de água da barragem, encaixado entre o relevo coberto de mato escuro. Uma bonita paisagem, que vale a pena apreciar calmamente no logradouro que se encontra do lado esquerdo da estrada…

• Ao iniciar a descida para a barragem, passará por um restaurante-bar que pode ser útil para tomar uma refeição ou comprar mantimentos, pois é o único das redondezas. Depois, atravesse o paredão da barragem e, logo a seguir, entre, à esquerda, por uma estrada de terra que o levará até perto da água. Mas, atenção: a entrada para esta via deve fazer-se com bastante cuidado, porque o piso é inclinado e a estrada é muito estreita! Também pode optar por deixar o carro estacionado junto ao muro da barragem e continuar o caminho a pé ou de bicicleta. A estrada circunda a albufeira relativamente perto da água e por entre boas sombras do arvoredo.

• A água é morna durante o Verão, mas é preciso ter cuidado com as crianças, pois as margens afundam rapidamente! Quem não souber nadar bem, deve prevenir-se com braçadeiras insufláveis ou outros apetrechos flutuantes desse tipo.

• O local é óptimo para boas caminhadas à descoberta de todos os recantos da albufeira ou para passeios de bicicleta. Se tiver uma canoa, aqui é o lugar ideal para remar um pouco. Não é permitida a utilização de embarcações motorizadas nesta barragem.

• Se dispuser de um veículo de tracção às quatro rodas, poderá explorar outras vias para chegar à borda de água. Antes de chegar ao tal restaurante existem vários trilhos, à esquerda, que permitem o acesso à outra margem da barragem.

Comentários

Comentários