Arraiolos - Vista Parcial (p)

Arraiolos

Esta é mais uma daquelas pequenas vilas, de casinhas brancas debruadas a azul, onde apetece passear calmamente, sem grandes preocupações. Ao entrar na vila, siga a indicação Centro, até chegar, depois de algumas voltas, ao local onde se encontram os paços do concelho – a Praça Lima e Brito, um espaço agradável e acolhedor, onde apetece parar. Aprecie, ao fundo, o belo pelourinho manuelino, em frente ao edifício do antigo Hospital do Espírito Santo. Actualmente ocupado pela GNR, este apresenta ainda o portal em ogiva do séc. XVI e um belo painel de azulejos, na fachada.

• Aí perto, detenha-se um pouco em frente ao edifício onde está instalado o Café Diana. Apesar das obras de restauro, foi mantida na fachada uma série de arcos ogivais do século XVII. Se tiver tempo, sente-se na esplanada e prove um petisco alentejano. Se pretender algo mais nutritivo, não deixe de experimentar a tradidonal sopa de poejos.

• Ao lado, ergue-se o elegante edifício da câmara municipal, do século XIX. No seu interior, poderá visitar a Sala-Museu Sub-Tenente Piteira, que exibe colecções de arte sacra e mobiliário, e a Sala Dórdio Gomes, que presenteia os visitantes com uma exposição permanente de obras deste pintor, um dos mais ilustres filhos da vila.

Local: Praça Lima e Brito.
Contacto: 266 49 02 40 (Câmara Municipal de Arraiolos)
Horário: das 09.00 h às 12.30 h 14.00 h às 17.30 h. Encerra ao fim-de-semana e quando são realizadas reuniões da câmara.
Preço: gratuito.

• Estando no extremo da praça, no lado oposto ao pelourinho, siga pela esquerda para a Rua Alexandre Herculano. Aqui, não ficará indiferente à invulgar fachada da Igreja da Misericórdia. Se estiver aberta, entre e observe os bonitos painéis de azulejos, que ilustram as obras da Misericórdia.

• Se continuar a descer esta rua, ficará decerto desorientado: é que esta é provavelmente o local com maior número de lojas de tapetes de Arraiolos por metro quadrado, que se encontram porta sim, porta sim!

Comentários

Comentários