106453035_584f519248_z

Anta-Capela de São Brissos

Regressado a Valverde, vire à direita, na direcção de Santiago do Escoural. À saída da vila repare, à direita, no cemitério, com uma arquitectura pouco vulgar. Mais adiante e do mesmo lado da estrada, passará também pelo Cemitério de São Brissos, no cruzamento de um caminho de terra batida que segue até perto de Freguises, com um cedro lindíssimo inserido num recanto do muro alto. A paisagem é muito bonita e um pouco diferente das vastas e monótonas planícies típicas do Baixo Alentejo. Aqui existe um pouco de relevo e, por vezes, encontram-se matas serradas de sobreiros e azinheiras, assim como extensos olivais. Nesta região, poderá aproveitar também para visitar um dos muitos fornos para o fabrico de carvão a partir de restos de sobro e azinho. Basta seguir o rasto de fumo e o cheiro agradável resultante da queima destas madeiras.

• Encontrará a Anta-Capela de São Brissos (ou Capela de Nossa Senhora do Livramento) do lado esquerdo da estrada, bem inserida num local de vista desimpedida, vendo-se ao longe uma barragem. Trata-se de um dos raros monumentos megalíticos portugueses sacralizados e transformados em templos de culto cristão.

• Se o desejar, uma estradinha de terra batida em estado razoável permite-lhe chegar à barragem, num percurso de ida e volta de cerca de 2 quilómetros. Junto à margem, o chão é plano e recoberto de prado permanente. Durante as horas mais quentes do dia, é possível encontrar refúgio na sombra dos inúmeros e frondosos sobreiros e azinheiras, que chegam até bem perto da água. É o local ideal para saborear uma merenda e fazer uma agradável sesta, à sombra. Para os mais irrequietos, sugerimos uma boa caminhada à volta da barragem, observando as inúmeras aves que a povoam: patos, garças, cegonhas, etc. É claro que também é possível amenizar o calor, se for tempo disso, com um banho refrescante (sempre com muito cuidado, claro!). Se levar consigo a bicicleta, não hesite: deixe o carro junto à capela e parta à descoberta do circuito no veículo de duas rodas.

• Continuando o passeio, chega-se, pouco depois, a um cruzamento onde deve virar à esquerda, na direcção de Alcáçovas. Se virar à direita, poderá fazer um pequeno desvio e visitar a Gruta do Escoural, que se encontra bem sinalizada. Aí encontrará numerosas gravuras rupestres, as mais antigas datando do Paleolítico Superior.

Comentários

Comentários