Alturas do Barroso

Após este pequeno desvio, volte, mais uma vez, à estrada principal e siga para Alturas do Barroso. Tenha paciência com as manadas que, muito provavelmente, encontrará pela estrada, passando de umas pastagens para outras. E, se ainda não o fez, aproveite para reparar na enorme quantidade de aves de rapina que sobrevoam os campos… Chegando à aldeia, poderá subir à Capelinha de Santo Isidro, de onde terá uma vista bastante interessante sobre os arredores.

• Pouco depois de sair de Alturas do Barroso, na direcção de Atilho e Lavradas, a Barragem do Alto Rabagão começará a aparecer, lá em baixo, do lado esquerdo da estrada. Depois de passar o entroncamento, à esquerda, para Montalegre e Pisões, vá com atenção: vai ter uma boa perspectiva da barragem.
Passe, de seguida, um pinhal que surge do lado esquerdo e terá uma nova perspectiva, ainda mais desimpedida. A seguir há uma curva à direita e, depois de um pequeno bosque, encontrará, também a direita, um portão de madeira num muro de pedra sobreposta. Em frente a esse portão, mas do lado esquerdo da estrada, vem desembocar um caminho de terra batida. Siga por aí e, cerca de 50 metros depois, pare o carro e procure a barragem.

• À sua frente erguem-se dois pequenos montes, com o cume recoberto por grandes blocos de pedra. Se lhe apetecer desfrutar, realmente, de uma boa panorâmica da barragem, suba ao segundo monte e deleite-se com a paisagem, sentado num dos imensos pedregulhos. Trata-se de um percurso de cerca de um quilómetro, que envolve uma pequena escalada, pouco perigosa.

Comentários

Comentários