3797802076_c98dc3fe8f

Alter Pedroso

Antes de seguir directamente para Cabeço de Vide, faça um pequeno desvio até Alter Pedroso, virando à esquerda a seguir à Fonte dos Bonecos (Avenida Padre José Agostinho Rodrigues). Pelo caminho, encontrará uma placa indicando Anta, para a esquerda. Se não é um verdadeiro apreciador deste tipo de monumentos, o melhor é ignorar a indicação. Os danos causados pelo tempo fazem com que, aos olhos de um leigo, a anta pareça apenas um amontoado de pedras. Mas, se se interessa verdadeiramente pelo tema, pare o carro na berma, do lado esquerdo da estrada, e siga a pé pelo carreiro de terra batida (a menos que tenha um veículo todo-o-terreno). Ao fim de alguns metros, encontrará a anta, rodeando uma árvore raquítica.

• Continue o percurso até Alter Pedroso, seguindo depois a indicação Miradouro. No final do caminho, encontrará as ruínas de um curioso castelo, construído no séc. XIII, que ainda conserva o portal gótico. Da torre, poderá apreciar um panorama vasto da planície envolvente.
A própria povoação, que, como poderá verificar, parece quase parada no tempo, é digna de uma visita, especialmente se é um apreciador da singela arquitectura alentejana. Motivo de orgulho da reduzida população é a Igreja de Nossa Senhora das Neves, construída no séc. XV, onde ainda se conseguem descortinar elementos barrocos, nomeadamente no altar-mor.

Comentários

Comentários