79445_ori_alter_do_chao

Alter do Chão

Saia de Ponte de Sor em direcção a Alter do Chão. Pelo caminho, irá passar sobre a ponte romana de Vila Formosa. Se quiser observar a construção mais de perto, pare o carro na berma e desça por um carreiro à direita, a seguir à ponte. Esta estrutura extraordinária, que fazia parte da via militar que ligava Lisboa a Merida, tem mais de 100 metros de comprimento e 8,4 metros de altura, com seis arcos de volta perfeita. A sua solidez é notável – ao fim de dois mil anos de existência, está num estado quase perfeito.

• Quem chega a Alter vindo de Ponte de Sor depara imediatamente com o castelo, construção imponente datada de 1351. Infelizmente, o edifício está fechado ao público desde que passou para as mãos da Casa de Bragança. Assim, se o quiser mesmo visitar, terá de marcar previamente, junto da câmara municipal (contacto: 245 61 00 00).

• Ao lado, existe um pequeno espaço ajardinado, a Praça Os Doze Melhores de Alter, onde poderá, eventualmente, descansar um pouco, embora a sombra não seja das mais generosas.

• É também perto do castelo, no Largo da Fontinha, que se encontra a mais bela e antiga fonte da vila, a Fonte Renascentista, totalmente feita em mármore branco de Estremoz, apresentando o escudo nacional e o brasão de armas de Alter. Embora possa ouvir de alguns populares que se trata de uma fonte romana, foi, de facto, construída em 1556.

• A melhor forma de ficar a conhecer a vila é a pé, percorrendo as ruas estreitas e sinuosas, de encontro à herança barroca de que Alter tanto se orgulha. Basta calcorrear as vias calcetadas para encontrar alguns solares barrocos ou com elementos barrocos – as mais prolíficas são as ruas Feliciano Castilho, de Santarém, de São Braz, Comendador Engenheiro Matos Rosa e a dos Arcos. Em perfeita harmonia com este género de arquitectura, encontram-se algumas construções mais singelas, onde ainda pontuam elementos góticos e quinhentistas. Na Rua General Blanco, por exemplo, uma bela janela renascentista foi magnificamente preservada.

Comentários

Comentários