Alcafache

Saia de Viseu em direcção à Guarda, tomando a velha EN 16, e vire depois à direita, seguindo a indicação Termas de Alcafache. Estacione o carro próximo das termas e desça até ao rio, pelo jardim, para apreciar a paisagem fluvial.

• No jardim das termas, poderá provar as águas medicinais, que jorram de uma torneira instalada num nicho. Estas águas termais, que são das mais ricas e quentes do país (51° C), são captadas a cerca de 75 a 150 metros de profundidade e têm uma elevada pureza bacteriológica e fisico-química. Apesar do seu paladar forte não agradar a todos, saiba que estas águas são óptimas para tratar problemas de ordem reumatismal, pneumológica e otorrinolaringológica.

• Voltando ao carro e regressando pela mesma estrada, vire à direita num caminho a seguir às últimas casas desse lado da via. Encontrará uma excelente praia fluvial junto ao Rio Dão, apenas separada das termas por uma ponte. Aqui, o único “problema” será decidir qual o recanto mais apetecível à beira-rio, para se instalar e passar umas horas agradáveis. Existem locais muito bons, onde as crianças poderão tomar banho em segurança. Junto à margem, há também um excelente pinhal, onde a caruma perfumada cobre o solo como um manto macio. De referir que encontrámos o local impecavelmente limpo, o que, infelizmente, é digno de nota no nosso país.

Comentários

Comentários