dscf3058

Alcáçovas

Chegado a Alcáçovas, atravesse a vila até ao centro e pergunte onde é o Museu do Chocalho do mestre João Penetra. Fica na Rua da Esperança, n.° 156 (tel. 266 95 41 31). Se estiver tudo fechado, não se preocupe, que é mesmo assim. Na janela, encontra-se um papelinho com o número da porta onde deve chamar o mestre. Poderá também telefonar-lhe primeiro, se possível na véspera, a avisar que vai visitá-lo; se houver qualquer impedimento, o mestre agradecerá também que lhe telefone a dar uma satisfação.

• João Penetra consagrou toda a sua vida ao fabrico e à colecção de chocalhos por todo o país. As paredes do seu museu-oficina estão literalmente forradas com os mais de 3 000 chocalhos expostos. Quando se recompuser da visão insólita deste espectáculo, a visita ainda nem começou. Deixe-se levar pelas palavras simples, mas extremamente didácticas, do mestre João, que sabe como ninguém explicar em pormenor como se fabrica e afina um chocalho.

• Garantimos que, a menos que seja um especialista no assunto, ficará surpreendido com a complexidade de todo o processo de fabrico dos chocalhos, bem como com o entusiasmo que este homem consagra ao seu museu e a sua enorme generosidade em partilhar, gratuitamente, com todos os que o queiram visitar, o seu vasto conhecimento nesta matéria.

Comentários

Comentários