6001995_VQ39g

Aguiar da Beira

Depois, continue na direcção de Aguiar da Beira, passando por Queiriz e Carapito. Nesta última aldeia, também poderá visitar uma anta e algumas sepulturas antigas escavadas na rocha, um pouco abaixo do cemitério actual, junto a um poço. Aprecie também o bonito pelourinho de gaiola. Passados cerca 10 quilómetros, chegará a Aguiar da Beira, localidade muito antiga, cujo foral foi atribuído, em 1120, por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques.

• Os apreciadores da pesca encontrarão perto desta localidade zonas excelentes para a prática da actividade, nas margens dos rios Távora, Dão e Vouga, que ainda correm praticamente isentos de poluição. Nas zonas mais paradas, poderão pescar barbos, escalos e bogas; as trutas, também abundantes nesta região, preferem as águas mais agitadas.

• Vale a pena dar um passeio pela parte antiga da vila, onde chamam especialmente a atenção a Torre do Relógio, o pelourinho manuelino e a curiosa fonte municipal. Subindo às ruínas do castelo, onde se encontra uma enorme estátua de Nossa Senhora da Assunção, terá acesso a uma vista bastante extensa sobre a região.

Comentários

Comentários